Treinamento funcional de seus paradigmas!

Treinamento funcional de seus paradigmas!

12 de abril de 2019 0 Por admin

O treinamento funcional é uma das modalidades que mais se expande no Brasil e no mundo, por se trabalhar com o peso do corpo!

O treinamento funcional visa à funcionalidade do corpo e esse programa de treinamento foi desenvolvido para que o indivíduo desempenhe tarefas diárias, sejam elas complexas ou não. Além disso, se trabalha aspectos físicos e psíquico-sociais e, por ser uma modalidade em grupo, permite a interação dos participantes entre si, bem como atua na prevenção de lesões durante a execução dos exercícios. O fortalecimento e a definição muscular é o objetivo principal entre o público que pratica e o emagrecimento, que permite a redução do percentual de gordura. Também há benefícios como melhora na postura, aumento da flexibilidade, trabalho cardiorrespiratório, equilíbrio e coordenação motora.

Por se tratar de uma atividade que usa desde o peso corporal à equipamentos básicos, pode-se aplicar em vários ambientes. Atualmente, estão sendo criadas modalidades onde o funcional é implementado, seja no Cross fit, que é simplesmente um treino funcional de alto desempenho e ainda ao Rit box, uma nova modalidade que une a dança com os movimentos funcionais.

Os movimentos mais utilizados são os naturais do corpo, como exemplo: pular, correr, puxar, agachar, girar e empurrar. E por contar dessas valências, pode-se criar infinitas possibilidades de exercícios. Com poucas restrições, atinge um grupo maior de pessoas com diferentes faixas etárias, sempre respeitando as limitações fisiológicas do indivíduo. Por se tratar de uma atividade coletiva promove a diminuição da depressão e da ansiedade. “O professor deve-se atentar se o aluno já teve ou têm lesões, movimentos corretos e o condicionamento físico, assim como qualquer outro exercício devemos sempre ter uma atenção maior”, conclui o educador físico Johnatan Campos Sousa Leite.