Qual a diferença entre o head coach e o coach?

Qual a diferença entre o head coach e o coach?

16 de julho de 2019 0 Por Tibério Lemes

Você sabe que para dar aulas de Crossfit em um box é necessário ter a formação de Coach pela Crossfit®, certo? Mas além do Coach, existe também o Head Coach e os dois têm funções diferentes no box.

Você sabe qual a diferença entre o Head Coach e o Coach?

A gente te explica!

Head Coach pode elaborar treinos e WODs, definir e passar aos Coaches a dinâmica das aulas e coordenar as estratégias de atendimento e atuação do box, sendo uma espécie de gestor do box (caso ele já não seja o proprietário/gestor).

Já o Coach auxilia o Head Coach com a elaboração dos treinos, comanda as aulas e faz o relacionamento entre o box e os alunos. Fica a cargo do Coach as aulas e instrução dos exercícios para os novos alunos.

Para ser um Head Coach no Brasil não é necessário ser formado em Educação Física. Entretanto, o CREF exige que ao menos um profissional formado esteja presente no box ou academia. Ou seja, caso um Head Coach não tenha formação superior, ele precisa estar acompanhado de um Coach que seja formado.

A orientação da CrossFit é de que o número ideal de alunos por Coach seja de 12 para um. Assim o Coach pode dar uma atenção maior aos alunos iniciantes e evitar movimentos errados e lesões.

Como se tornar um Coach de Crossfit?

Para se tornar um coach é necessário possuir a certificação CF-L1, também conhecida como CROSSFIT LEVEL ONE CERTIFICATE COURSE. Essa certificação tem o propósito de oferecer aos participantes uma formação de nível introdutório dos princípios e movimentos fundamentais que compõem o programa do CrossFit.

O CF-L1 foi criado para atender dois objetivos:

1 – Proporcionar aos participantes a compreensão para usar da melhor maneira os métodos do CrossFit para si.

2 – Propiciar aos participantes uma formação básica inicial para que comecem a treinar outras pessoas usando o CrossFit.

Essa certificação não tem o objetivo de promover uma formação exaustiva em CrossFit, ela é apenas uma credencial e uma base inicial para se tornar um afiliado e também conquistar futuras certificações.

Saiba mais sobre as demais certificações clicando aqui.

O CF-L1 inclui instruções na sala de aula sobre: os conceitos e a metodologia do CrossFit, os movimentos fundamentais do CrossFit, a programação para otimizar os resultados do treinamento e as estratégias de nutrição para dar suporte ao condicionamento físico.

Visto que os métodos no CrossFit evoluem, novas técnicas são criadas ou aprimoradas  ao longo do tempo, o certificado tem uma validade de 5 anos após a data de sua emissão.

Ao fim desse período, o treinador precisa revalidar o Certificado de Nível 1, refazendo o curso completo de dois dias e sendo aprovado na prova para recuperar sua credencial e continuar a utilizar a designação de Treinador de CF-L1. Para permanecer um Treinador de CrossFit, é possível optar por avançar para uma credencial de nível mais alto obtendo o Certificado de Treinador de CrossFit de Nível 2 ou o Certificado de Treinador de CrossFit de Nível 3, que anulam a obrigatoriedade de revalidação do Nível 1.

E como um Coach vira Head Coach?

Se tornar um Head Coach envolve muitas habilidades que não estão relacionadas em apenas oferecer treinamento aos clientes. Na verdade, o Head Coach é a cabeça pensante do Box, ele é o responsável pela montagem dos treinos que muitas vezes são considerados obras de arte, já que o Head Coach tem que ter um feeling de artista para organizar a rotina de cada cliente, pois cada um possui um objetivo diferente, um perfil diferente e capacidades diferentes.

Não existe um momento certo para um Coach se tornar Head Coach, o processo é relativo à maneira de como o coach se porta dentro do Box. Em uma entrevista exclusiva com Paulo Henrique (CEO da Primatas Crossfit), ele alega que em sua rede de academias um Coach leva em média 4 anos para se tornar Head Coach. Entretanto esse processo depende de inúmeros fatores.

Essa transição acontece de acordo com a experiência que o Coach adquiri com o tempo e suas atitudes dentro do Box, pois além das competências como curso superior e certificações CrossFit, o coach precisa dominar outras habilidades na área de gestão, pois ele será o responsável pela gestão do Box. Sim! Além da criação de treinos, ele precisa sacar o que está rolando dentro do Box, como por exemplo os desafios na recepção e na venda de planos, a organização e limpeza do ambiente, a satisfação dos clientes e também o treinamento dos coaches.

Em resumo, um Head Coach funciona como um gerente administrativo do Box, ele é o braço direito do proprietário, e para isso é necessário que ele tenha carisma, organização, vontade de crescer profissionalmente e além disso seja uma pessoa de confiança para assumir todas essas responsabilidades.

Fonte: https://autoridadecross.com.br/o-head-coach-e-o-coach/